PTA - PROGRAMA TERRITÓRIO ARTES

O PROGRAMA TERRITÓRIO ARTES, promovido pelo Ministério da Cultura através do INSTITUTO DAS ARTES, é uma intervenção na área da descentralização das artes e da formação de públicos e cujo desenvolvimento está associado a uma plataforma informática denominada OFICINA VIRTUAL, disponibilizada através da Internet (www.territorioartes.pt).

  • A Dois Pontos Associação Cultural foi uma das primeiras entidades a ser aceite na qualidade de fornecedora do Território Artes, e, neste momento, já tem a companhia de mais 71 instituições inscritas nesta categoria que representam um total de 333 Produções nos domínios das Artes do Espectáculo e Artes Visuais.

O TERRITÓRIO ARTES teve um primeiro Período Experimental que decorreu no 2º Semestre de 2006.

  • Durante este período, a Dois Pontos teve inscritos na Bolsa de Produções 8 projectos e foi uma das 22 entidades artísticas que viu as suas produções ser programadas pelos municípios aderentes.
  • No primeiro ciclo de programação a Dois Pontos foi responsável pela realização de 38 das 131 sessões públicas programadas pelos 29 municípios que agendaram no âmbito do programa TERRITÓRIO ARTES 2006.

Depois do período experimental de 6 meses, o programa TERRITÓRIO ARTES foi apresentado numa sessão pública que decorreu no dia 23 de Janeiro no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco.

  • A sessão de apresentação foi presidida por Sua Excelência a Ministra da Cultura e teve como um dos oradores convidados Manuel Gama, na qualidade de Presidente da Direcção da Dois Pontos Associação Cultural.

  • O convite à Dois Pontos foi efectuado pelo Gabinete de Sua Excelência o Secretário de Estado e revestiu-se de grande importância para nós pois foi sinónimo de que o nosso trabalho começa a ser reconhecido pelas instâncias que tutelam a cultura em Portugal.

A 31 de Janeiro de 2007, iniciou-se uma nova etapa com o anúncio da abertura a 5 de Fevereiro dos procedimento para o registo e admissão ao programa TERRITÓRIO ARTES para o ano 2007.

Por tudo isto, porque estamos certos que o desenvolvimento cultural passa obrigatoriamente pela descentralização cultural, porque o TERRITÓRIO ARTES é uma ferramenta muito importante para produtores, promotores e programadores culturais e porque o registo de admissão dos municípios às modalidades co-financiadas termina a 5 de Março, a Dois Pontos desafia todos a associarem-se a este projecto.

Comentários

Mensagens populares